Metro vs. Masculino - O quê que as mulheres preferem?

Os encontros podem ser assustadores tanto para os homens como para as mulheres.

As visões sociais e as expectativas de ambos os sexos evoluíram consideravelmente nos últimos cinquenta anos. Hoje, os homens são encorajados a serem mais sensíveis, a estarem mais na moda e a serem (ousamos dizê-lo) mais femininos.

Entretanto, muitas mulheres continuam a distanciar-se das expectativas antigas: devem usar maquiagem; devem usar certos tipos de roupas; e deveriam ser as “perseguidas” nos relacionamentos e não as “perseguidoras”.

É claro que esta aceitação cultural mudou bastante, embora haja sem dúvida um longo caminho a percorrer.

O quê que isto significa? A forma como nos apresentamos e comportamos perante os outros para atrair potenciais parceiros é mais complicada do que costumava ser.

Felizmente, os encontros online têm ajudado e igualar as oportunidades de jogo. Ser capaz de usar websites que permitem adaptar pesquisas para ajudar a encontrar o parceiro ideal é uma forma mais simples, comparando à forma como as gerações anteriores procuravam alguém. No entanto, é preciso que conheça a sua personalidade e deverá saber como é e que se vai dar a conhecer.

Nos dias de hoje, é complicado perceber a postura de um homem num site de encontros, tendo em conta as parceiras que procura. Metro ou masculino? Elegante ou bruto? Barbeado ou barbudo?

Vamos analisar com mais profundidade.

A ciência do desejo

Pesquisas científicas e sociológicas ajudam a compreender a obscuridade do “homem ideal”.

Um estudo revelou que as mulheres de países onde a expectativa de vida e saúde têm níveis mais baixos, têm tendência para gostar de homens tradicionalmente mais masculinos. Foram mostradas imagens de vários homens a cerca de 4.500 mulheres em 30 nações e foi-lhes pedido que escolhessem os homens mais desejáveis.

A par do crescimento da importância de uma constituição mais forte e resistência física contra a doença, as nossas participantes também mostraram a sua preferência pelos homens mais másculos. No entanto, embora isto indique que estes homens fossem parceiros adequados e que as pudessem sustentar (a um nível subconsciente), a pesquisa também indicou que as mulheres tendem a relacionar as tendências antissociais a homens mais “masculinos”.

Isto deixou o homem tradicionalmente mais forte numa posição desconfortável: é fisicamente desejável, no entanto não é necessariamente a melhor escolha para criar filhos.

Metro vs. Masculino

Higiene e sexualidade

Outro estudo revelou que as mulheres acham que os homens com barba aparada são atraentes como companheiros de curto e longo prazo, enquanto aqueles com barba farta são considerados mais agressivos. As barbas também mostraram ser um indicador de idade e maturidade social.

Como consequência, a pesquisa mostrou que um homem com uma barba curta seria um amante sexual mais emocionante e satisfatório, enquanto os homens de barba rija seriam mais interessantes para criar filhos.

Deveriam os metrossexuais cortar a barba e aparar as sobrancelhas?

Ainda não.

As pesquisas realizadas através de uma aplicação de telemóvel popular para encontros, revelou que os homens metrossexuais receberam mais atenção do que os outros quatro tipos existentes (241 correspondências, em mulheres com idade perto dos 23 anos).

O “jovem”, o “hipster”, o “rocker” e o “tipo do ginásio” eram todos menos populares do que o homem metrossexual. Porquê?

Um especialista sugeriu que o facto de passarem mais tempo a cuidarem de si do que uma mulher poderia ser um fator negativo, mas a sua atenção aos detalhes indicou que podem ser parceiros atentos.

“Se tem orgulho na sua aparência e valoriza comer, beber e passar as férias em lugares de eleição então terá um ajuste perfeito”, disse Caroline Brealey, uma especialista em relacionamentos.

O quê que isto significa?

Em resumo, é algo confuso.

Algumas mulheres que responderam a estas pesquisas acham que os homens com traços mais “masculinos” são geneticamente mais atraentes, especialmente para criar filhos e para cuidar delas, no entanto são vistos como menos confiáveis. Outras, acham que os homens com barba têm mais hipóteses de educar bem os filhos.

Entretanto, algumas mulheres acreditam que um homem vago e metrossexual pode ser um parceiro mais atencioso.

Confuso? Bem, não esteja.

Isto quer dizer que os gostos e as perspetivas diferem - o que já sabíamos. O que uma mulher vê como ideal ou característico, outra vai achar desmotivante.

Nos encontros online, o importante é a sua autenticidade - literal e figurativamente. Não use uma foto sua de há 10 anos atrás, mostrando como era. Não invente hobbies para captar o interesse de certas mulheres e não crie uma história falsa para parecer mais experiente.

Seja honesto. Como dizem, há sempre alguém para si - e pode surpreender-se com o número de potenciais companheiras que o achem irresistível.

No Victoria Milan, estamos dedicados em ajudar pessoas que se encontram casadas ou comprometidas a encontrar o parceiro ideal para uma paixão extraconjugal. Pode encontrar o homem ou mulher perfeita com que sonha e redescobrir emoções que desapareceram com o seu parceiro de longo prazo.